Você sabia que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e precisa de cuidado?
Observar os sentimentos, seus e de quem está perto é uma forma de cuidar da vida. Segundo uma pesquisa de Havard com a Psicóloga e pesquisadora Nancy Etccof a solidão é o maior risco para o futuro dos jovens e adultos e pode gerar diversas doenças mentais graves.
Distância familiar, falta de interesse em hobbies ou coisas que geravam prazer e a falta de interesse em esporte ou atividades físicas, podem ser indicadores de que algo não está bem.
Por isso, a campanha internacional Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar de si mesmas e de quem vive ao seu redor. Um mês de diálogo, que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem saber que elas não estão sozinhas e que atentar contra a própria vida não é solução.
O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e, com isso, acabamos cortando o diálogo necessário. Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=217&v=3_Q4QydMjFU
Fonte: Ministério da Saúde
Você identificou esses sintomas em você ou alguém próximo? Procure uma rede de apoio, como: terapia (individual ou de grupo), atividades que geram prazer, entre em contato com o CVV… enfim invista no cuidado, seu ou de quem está por perto.
💛💛💛
Vamos juntos, nos cuidando e cuidando que quem está ao nosso lado!
verdade!!!!!!! amei!
Tema importantíssimo! Que estejamos sempre atentos! 💛
muito importante falamos de tudo de todos as coisas , fazer valeres apenas o sentido da vida, para que as pessoas não se senti sozinha, sempre busca pensamentados positivo para um mundo melhor e construtivo .
Que bom que nossa empresa está se mostrando cada vez mais aberta para falar de temas importantes como esse. Nossa saúde mental importa sim!
Realmente o assunto é muito relevante, além de ser delicado. Segundo a (OMS), mais de 350 milhões de pessoas sofrem com a Depressão. E de fato é muito importante essa preocupação da Organização para com todos.
Muita atenção e cuidados com os nossos amigos e familiares, uma palavra pode ser a salvação ou o fim.
Infelizmente o assunto em si de fato é mesmo um tabu. Ir ao psicólogo, psiquiatra, fazer terapia, para muitos ainda é visto como coisa para louco.
Sendo assim, quem passa por uma depressão muitas das vezes não procura ajuda profissional, se fecha para o mundo, cada vez mais, e mais, quando menos se espera o pior acontece.
Que venhamos a ficar alerta a qualquer sinal, e sempre buscar ou oferecer ajuda. Ninguém está imune!